top of page

O PILOTO

Sobre a Jornada Pantanal Poética 2015

 

Pantanal Poética 2015 teve como ênfase a conexão pela música. O Piloto da Iniciativa Pantanal Poética foi lançado em Outubro de 2015.  De 13 à 17, 36 pessoas, entre artistas, cientistas e ativistas do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Holanda embarcaram em uma jornada pelo rio Paraguai, compondo o projeto piloto Pantanal Poética. Partiram de Corumbá até a região do Amolar. Ao longo do trajeto participaram de diversas atividades de vivência e intercâmbio abordando questões socioambientais e aprofundando os conhecimentos sobre as particularidades do bioma e da cultura pantaneira.

O projeto piloto foi realizado pela ONG Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Green Beat e o Programa Aliança Ecossistema (Both ENDS, IUCN NL e WI). Também contou com o apoio de vários parceiros que compreenderam a importância da proposta.

A expedição Pantanal Poética gerou e ainda vai gerar volume massivo de divulgação positiva para o Pantanal: foram criadas e gravadas 10 músicas, fruto das interações extraordinárias entre artistas, ambientalistas e educadores na vivência realizada no Rio Paraguai. A presença da Marinha Brasileira possibilitou um estreitamento de vínculo e outro nível de sensibilização desta instituição. E, na mídia, a cobertura chamou a atenção para esta região como um lugar inspirador, infinitamente belo e atraente que precisa ser cuidado e preservado.    + Leia mais

bottom of page