PantanalPoética.Org

Website Pantanal Poética é apresentado ao público

A Casa da Ciência, no Campus da UFMS, foi local do lançamento do site Pantanal Poética.org. nesta quarta-feira (27/07). No Evento as realizadoras Áurea Garcia, Rafaela Nicola e Icléia Vargas mostraram todas as ferramentas que a internet dispõe para propagar os resultados da iniciativa Pantanal Poética.

 

A expedição Pantanal Poética ocorreu no mês do outubro de 2.015. Na ocasião, 36 pessoas, entre artistas, ativistas e pesquisadores percorreram pela exuberante paisagem Pantaneira e por projetos sócioambientais que ocorrem ao longo do rio Paraguai. No barco, os integrantes participaram de palestras e atividades interativas que se reverteram na composição de 10 canções inéditas com temática ambiental

Com o lançamento do site o público geral tem acesso a todas as músicas, videoclipes e o documentário realizados durante a expedição. As músicas, que estão disponibilizadas pelo serviço de streaming Sound Cloud, podem ser baixadas gratuitamente com o intuito de serem utilizadas em atividades de educação e ativismo ambiental.

“Permitir que o internauta tenha acesso aos materiais do Pantanal Poética (músicas, clipes e documentário) é permitir que ele possa também conhecer, encantar-se e incorporar a realidade pantaneira”, diz a Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, docente da UFMS, Icléia Vargas.

As músicas, além dos vídeos e documentário, também serão futuramente lançados em um box que conterá um CD, um DVD e um livreto explicativo sobre a Expedição e seus propósitos.

Confira como foi o lançamento do website pantanalpoetica.org na galeria de imagens.

Nesta quarta-feira (27/07) a Pantanal Poética lança seu website “PANTANALPOETICA.ORG ”  como forma de propagar os resultados da Expedição Pantanal Poética, realizada em outubro de 2015. O lançamento do web site será às 17 hora e 30 minutos na Casa da Ciência, Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Iniciativa Pantanal Poética lança website

Músicas, documentário e vídeos disponíveis em site contam como foi jornada de arte, ativismo e pesquisa no Pantanal.

Lançamento

 

A Expedição Pantanal Poética ocorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015. Na ocasião, artistas, pesquisadores, representantes de comunidades ribeirinhas e ativistas do Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Holanda, embarcaram em um navio da marinha em Corumbá e percorreram o rio Paraguai até a região da serra do Amolar (próximo à divisa com Mato Grosso).

Durante esse período os integrantes da expedição participaram de palestras e atividades interativas no navio além de visitarem projetos de cunho sócio ambiental que existem ao longo do rio. A convivência, aliada ao conhecimento repassado e à exuberante paisagem pantaneira resultaram na composição de 10 músicas inéditas além de material suficiente para a realização de um teaser e documentário sobre a expedição e videoclipes de músicas interpretadas durante o percurso.

O website, que será lançado nesta quarta, reúne todos esses materiais e ainda contém informações sobre a expedição (integrantes, fotos, locais visitados, percurso, parceiros e mais) e sobre o Pantanal.

Músicas para download

Um dos atrativos do website é a possibilidade do internauta fazer o download das músicas compostas durante o Pantanal Poética. As músicas podem ser acessadas do próprio site ou pelo perfil do Pantanal Poética no serviço de streaming Sound Cloud. O download é gratuito.

Os vídeos e documentário podem ser acessados também pelo PANTANALPOETICA.ORG e pelos canais do Youtube “Pantanal Poética” e “Green Beat Performers”.

“Permitir que o internauta tenha acesso aos materiais do Pantanal Poética (músicas, clipes e documentário) é permitir que ele possa também conhecer, encantar e incorporar a realidade pantaneira”, diz a Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, docente da UFMS, Icléia Vargas.

A apresentação do site contará com a participação de integrantes da expedição que irão contar seu ponto de vista sobre a experiência e a apresentação do teaser do documentário e videoclipes.

As músicas, além dos vídeos e documentário também serão futuramente lançados em um box que também conterá o CD, DVD e um livreto explicativo sobre a Expedição e seus propósitos.

O Pantanal Poética é promovido pela ONG Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Green Beat e o Programa Aliança Ecossistema (Both ENDS, IUCN NL e WI). E contou com apoio local do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Corumbá, Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN), Instituto Moinho Cultural, Instituto Acaia Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, Sesc Corumbá e Bulixo Cultural.

© 2016 Pantanal Poética.

Conheça aqui todas as instituições que apoiam a iniciativa Pantanal Poética.

  • w-facebook
  • w-youtube