Mapa dos sistemas deposicionais da bacia do Alto rio Paraguai, com indicação (vermelho) da área percorrida no rio Paraguai, durante o Pantanal Poético (modif. de Assine & Silva 2009).

Ao longo dos anos, várias organizações socioambientais na Bacia do Prata juntam esforços para monitorar, dar visibilidade e buscar caminhos para reverter os processos de degradação ambientais, econômicos e sociais provocados pelo modelo de desenvolvimento adotado na região, que tem como base grandes obras de infraestrutura para geração de energia e transporte, monocultivo mecanizado e a agropecuária em larga escala. A forma como o modelo é percebido pela sociedade e instituições varia de acordo com as diferentes agendas, prioridades e demandas.

 

Porém a experiência nos tem mostrado que sempre é preciso ouvir os diversos atores de uma região para buscar soluções socialmente justas, economicamente inclusivas e ecologicamente sustentáveis.

 

Reunir representantes de comunidades tradicionais, pesquisadores, instituições reconhecidas e ONGs em torno de uma mesma problemática têm se mostrado fundamental para construir soluções duradouras sobre temas complexos que afetam nossa qualidade de vida e direitos.

 

A Iniciativa Pantanal Poética foi inspirada nos esforços de transcender os debates segmentados, trazendo diferentes visões e saberes diversos para co-desenhar novos caminhos e inspirar ações. Alguns elementos fundamentais dessa iniciativa:

 

  • A co-criação: onde cada participante contribui com seus conhecimentos e expertises para deixar emergir o novo;

  • Os diálogos de saberes: promovendo trocas de conhecimento técnicos, científicos, práticos e artísticos. A INICIATIVA PANTANAL POÉTICA, TODOS OS SABERES TÊM VALOR!

  • A imersão na paisagem: São vários dias em grupo, em um barco em movimento, com atividades que interagem com o Pantanal. Fornece a oportunidade para o conhecimento intuitivo se mesclar com o saber. O participante consegue fazer parte e interagir com a paisagem em constante mudança.

  • Experiência coletiva: A jornada, vários dias em barco no Pantanal, dá espaço para o imprevisível, provocando respostas em grupo, ao mesmo tempo em que estimula a auto reflexão

  • Felicidade e construção criativa: apesar do Pantanal Poética abordar temas complexos que afetam nossa qualidade de vida, a busca por respostas é feita de modo agradável, mesclando arte, atividades lúdicas, vivência e criatividade. Dessa maneira, é criado um ambiente ideal para a contribuição dos participantes.

 

Parcerias e envolvimento local:  o envolvimento de organizações e instituições locais com colaborações ativas, bem como uma programação que promova o envolvimento público da região beneficiada pelo Pantanal Poética.